domingo, 17 de junho de 2012

A arte da pintura

Lendo um livro sobre a história da arte, deparei-me com este quadro.


A arte da pintura - Johanes Vermeer (fonte: wikipedia)

"Arte da Pintura" ou "A Alegoria da Pintura" ou "O Pintor no seu Estúdio" é uma famosa pintura a óleo sobre tela, do século XVII do pintor holandês Johannes Vermeer. Muitos historiadores da arte acreditam que a pintura é uma alegoria, daí o título alternativo«. É a maior e a mais complexa de todas as obras de Vermeer. A pintura é famosa por ser uma das favoritas de Vermeer, e também é um belo exemplo do estilo de pintura óptica, oferecendo uma representação visual realista da cena e, especialmente, os efeitos de luz que flui através das janelas de nos vários elementos da pintura.
A pintura está em exposição no Museu Kunsthistorisches de Viena, Áustria, desde que foi adquirida pelo governo austríaco em 1946.

História

A pintura é considerada uma obra de importância para o artista, porque o pintor nunca a quis vender, mesmo quando estava em dívida. Em 1676, sua viúva, Catarina deixou de herança para sua mãe, Maria Thins, numa tentativa de evitar a venda da pintura a satisfazer os credores. O contabilista dos bens de Vermeer, o famoso fabricante de microscópios de Delft Anton van Leeuwenhoek, determinou que a transferência da obra do pintor para a sua cunhada era ilegal.
Não se sabe a quem pertenceu a pintura no século XVIII. Finalmente foi adquirido pelo médico holandês Gerard van Swieten. A pintura foi então herdado pelo também famoso Gerard, filho de Gottfried van Swieten, e mais tarde passou para as mãos dos herdeiros de Gottfried.[3] Em 1813, foi comprado por 50 florins pelo conde Czernin. Vermeer era pouco conhecido até o final do século XIX. Foi a intervenção de um estudioso de Vermeer, o francês Thoré Bürger e o historiador de arte alemão Gustav Friedrich Waagen que foi finalmente reconhecido como um original de Vermeer.[4] Foi colocado em exposição pública no Museu Czernin, em Viena.

Interesse Nazi

Após a invasão nazi da Áustria, altos oficiais nazis, incluindo Reichsmarschall Hermann Göring tentaram adquirir a pintura. Finalmente, foi adquirida ao então proprietário, o Conde Jaromir Czernin por Adolf Hitler para a sua colecção pessoal, pelo preço de 1.650 mil Reichsmark através de seu agente, Hans Posse, em 20 de Novembro de 1940.[5] A pintura foi resgatada de uma mina de sal no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, onde foi preservada dos bombardeiros dos Aliados, com outras obras de arte.



Os americanos apresentaram a pintura ao governo austríaco em 1946, desde que a família Czernin foi acusada de ter vendido a pintura de forma voluntária, sem a força excessiva de Hitler. É agora propriedade do Estado da Áustria.

Nenhum comentário: