sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cavalo de Guerra

Em tempos que o cinema está repleto de filmes por um lado com banho de realismo e por outro cheio de super-heróis ou ação desenfreada, faz-se falta algum que seja mais, leve, mais “inocente”. Cavalo de Guerra, indicado ao Oscar de melhor filme este ano, cumpre este papel.


O filme conta a história de uma família de camponeses que compra um cavalo para ser utilizado na lavoura e, como é muito novo, é treinado pelo jovem Albert. Ao passo que vai se apegando e conhecendo o comportamento do animal mais a fundo, os tempos são de guerra - a Primeira Guerra Mundial já havia eclodido e jovens estavam sendo recrutados. Neste caso, não foi o jovem, e sim o cavalo. O espectador é levado então a acompanhar a jornada do animal em meio à guerra, e ver como seu dono, mais tarde, foi alistado e não desistiu de saber o destino de seu cavalo.
Lendo, parece uma história banal. Porém, valores de lealdade são o cerne do enredo, desenvolvido de maneira bastante bonita e competente por Steven Spielberg. É daqueles que, mesmo longos, prendem e o fazem torcer para que tudo dê certo no final.
Cavalo de guerra ****

Nenhum comentário: