terça-feira, 15 de maio de 2012

A Hospedeira


Um livro que tive certa resistência para começar, que foi arrastado até a metade. Essa foi a minha experiência imediata com A Hospedeira, de Stephenie Meyer, autora famosa pela série Crepúsculo. A minha resistência não foi pela referência que eu tinha da autora (até porque nunca havia lido uma obra sua e assim não era possível “julgá-la”); foi, sobretudo, por ser um livro de ficção científica e este gênero de leitura não ser uma das minhas opções favoritas.

Nesta história, o planeta Terra foi descoberto por uma espécie que se auto denomina “alma”, cujo aspecto físico seria uma “fita” prateada com antenas e cuja sobrevivência depende da o corpo de um hospedeiro – neste caso, os humanos. Quase toda a humanidade já está dominada por almas, seres pacíficos que, apesarem da invasão, tornaram o planeta Terra um lugar pacífico, sem crimes, sem competições e com a abolição do dinheiro. Um lugar perfeito, vendo por um lado, porém desprovido da essência da humanidade. Entretanto, um grupo de humanos conseguiu manter-se resistente, vivendo em uma caverna no deserto; entre eles Jared e Jamie, namorado e irmão, respectivamente, de Melanie, que foi “tomada” e hospedada por uma alma chamada Peregrina. O que poucos sabem é é que Peregrina continua ouvindo Melanie internamente, e esta prova resistência e não se deixa apagar dentro de seu corpo. Tomada por uma vontade de mudar e também pela vontade de Melanie, Peregrina acaba encontrando o lugar onde estão os humanos e é acolhida por eles. E nisto se desenvolve a trama da história: como os humanos recebem uma “alma”, com a dicotomia de ser o corpo de alguém que amavam muito.

O problema de A Hospedeira é pegar no tranco. Até a metade do livro, não conseguia encontrar motivação pra continuar. O argumento do enredo até que é bem interessante e poderia dar uma boa história, contudo não se tem muita profundidade na descrição ou construção das personagens. Em determinado momento, a história passa a envolver por causa da “empatia” causada por Peregrina.

Terminada a leitura, não mais que um livro lido a mais, cuja história estará em breve nos cinemas.

A Hospedeira – Stephenie Meyer **

Nenhum comentário: