domingo, 4 de setembro de 2011

Os ares do Canadá...

 


Quem me conhece sabe como eu gosto de viajar. E se puder conciliar trabalho com viagem, está valendo! As obrigações do trabalho, horários etc. continuam prevalecendo, mas sempre sobra um tempinho para conhecer e desvendar o lugar por onde se está passando.

Pois bem, neste tipo de situação consegui ir ao Canadá pela primeira vez. Mas esqueça todas as grandes ou turísticas cidades. A cidade que conheci foi Moncton, na província de New Brunswick, a única província oficialmente bilíngue do país. Com 69.000 habitantes, a primeira impressão do lugar não foi das melhores. Isso porque estava em um hotel na beira de uma estrada, com mato para um lado, mato para o outro. Depois de alguns dias, quando mudei de hotel, fui conhecer o centro da cidade com sua rua principal (Main Street é o seu nome, por sinal). A impressão então mudou: Moncton é uma cidade bem cuidada que, apesar de pequena, tem muitos bons restaurantes, algumas lojas bacanas e um povo bastante acolhedor. As pessoas foram a grande surpresa do lugar: no trabalho, receptivas, calmas e amáveis; nas lojas, supermercados etc., bastante educadas e pacientes (com exceção de alguns taxistas).
Moncton tem se tornado receptora de várias empresas, que vem instalado setores de serviços na cidade. Assim, como contam os moradores, o crescimento tem sido rápido nos últimos anos. É bacana perceber como, mesmo numa cidade pequena, é possível usufruir de uma infraestrutura que não encontraríamos numa cidade de mesmo porte no Brasil: cinemas, lojas de eletrônicos e roupas (nas quais deixei alguns $ em razão dos preços bem atraentes), e muitos bons restaurantes (italianos, de frutos do mar etc.).



A cidade fica apenas a 20 minutos do litoral, assim pude ir para a pequena Shediac caminhar na praia e aproveitar um fim de tarde à beira-mar, vendo a bonita paisagem e desviando das águas-vivas trazidas pela correnteza, além de à noite jantar uma ótima sopa de mariscos.





Em um final de semana também fomos fazer dois passeios bastante legais. O primeiro, ao Hopewell Rocks, um parque em que é possível observar um fenômeno que só acontece em mais um lugar no mundo, denominado "super-maré": quando a maré baixa, é possível caminhar "no fundo do mar". E foi isso que fizemos, indo depois almoçar em uma cidade vizinha, Alma, e voltando no fim do dia para ver a maré alta. E dizem que ela sobe até 12 metros!

 Neste mesmo dia também fomos ao Fundy National Park, um grande parque com trilhas para se fazer caminhada. É claro que pegamos uma trilha mais curta e menor, para poder aproveitar o resto do dia.

(...continua)

Nenhum comentário: