segunda-feira, 14 de março de 2011

A doce melancolia de Como Esquecer

Recentemente li uma reportagem do Rubem Ewald Filho comentando que não havia assistido ao Como Esquecer por influência de outras pessoas, mas quando o viu no Festival de Cinema de Natal teve que se redimir perante a beleza do filme e escrever belas palavras sobre o mesmo. E justiça seja feita: Como esquecer é um dos melhores filmes brasileiros que assisti nos últimos tempos.

A história é de Júlia (Ana Paula Arósio), uma professora de literatura que está enfrentando uma grande dor de ter sido abandonada por Antônia, sua parceira durante dez anos. Júlia sente-se perdida, sem chão, sem explicação coerente pelo o que aconteceu. Seus vários questionamentos sobre o que é o contrário do amor, sobre como esquecer uma relação tão forte, um amor tão grande, nos faz identificar em Júlia várias histórias que já vivemos e ou já ouvimos. Por insistência de seu amigo Hugo (em boa atuação de Murilo Rosa), que também sofreu recentemente com o falecimento de seu parceiro, vai dividir uma casa à beira do mar juntamente com Lisa (Natália Lage), que foi abandonada recentemente por seu namorado ao descobrir sua gravidez. Em sua nova casa, luta contra todos os males das consequências do fim de um relacionamento tão duradouro, passando por todas as fases e pensamentos que permeiam a sua tristeza.

Como esquecer tem roteiro rico e delicado, e marca, principalmente, pela brilhante atuação de Ana Paula Arósio. Se alguém ainda tinha alguma dúvida do seu talento, pode tirar. A atriz se entrega de corpo e alma ao papel, e convence como ninguém ao sofrer as dores de Júlia.

Um filme a ser visto, delicadeza rara na nossa cinematografia.


Como esquecer, 10/10

Para ver - Trailer do filme


* Para saber mais do filme e ler frases marcantes dos diálogos, visite o blog http://anneeliseblog.blogspot.com/

Um comentário:

Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...

Oi, Gus...

Realmente, "Como Esquecer" é uma pérola do cinema.

Estar em sua companhia, "degustando" este filme, também foi precioso!!!

Obrigada pela citação do meu blog.

Beijos!!!