terça-feira, 2 de novembro de 2010

Relato de viagem - parte 4

Continuando o relato da viagem, estamos em Antuérpia, cidade cuja primeira impressão não foi das melhores mas em que no dia seguinte à chegada já pude conhecer melhor e ver que tinha suas qualidades. A manhã foi hora de conhecer um pouco melhor o lugar: a catedral, prefeitura, as ruas, o rio, o comércio. Realmente a cidade não era aquela imagem assustadora que parecia na noite anterior, e sim tinha seu lado bom!



Logo foi hora de pegar o ônibus e partir para Malinas, uma encantadora cidade belga em que tivemos uma rápida passagem para almoço e para caminhar pela cidade. Conhecemos as igrejas, ruas, prédios públicos e, claro, um pouquinho do comércio (diga-se de passagem que essa viagem foi um tour de compras também, haha). Em Malinas pudemos começar a entrar em contato com a incrível beleza da Bélgica.

Partimos então para Bruxelas, a capital. O nosso passeio começou de cara com o Arco do Triunfo, uma construção que impressiona por sua grandiosidade. Fomos então ao monumento talvez mais conhecido dali, o Atomium, uma escultura/prédio em forma de átomo, construído especialmente para a exposição universal de 1959. Assim como a Torre Eiffel na França, foi "adotado" pelos locais e acabou ficando ali "para sempre", sendo hoje atração turística muito visitada.

Passados estes locais turísticos, fizemos uma visita panorâmica pela cidade, seus prédios (que incluem a sede administrativa da União Européia), suas praças e muito mais. Fomos ver o Manneken Pis Fountain (fonte do menino mijando), outro famoso ponto da cidade; ao Gilded Plaque, um monumento com uma estátua de bronze em que, quem passa a mão, tem garantida a sua volta à Bruxelas; as Galeries Royales St-Hubert, galerias comercias construídas no século XIX por ordem do rei, consideradas o primeiro shopping center da história; e finalmente à Grand Place, praça historicamente importante, com seus imponentes edifícios. Pertinho da praça ficava o nosso hotel, da rede Ibis, o qual eu recomendo veemente para quem for à cidade. 

À noite foi hora de comprar alguns dos maravilhosos chocolates belgas, passear pelas ruas do centro, e jantar em uma ótima cervejaria. O balanço do dia foi que a Bélgica conquistou a nós de uma maneira a qual não esperávamos. E o dia seguinte só reforçaria isto...

Nenhum comentário: