domingo, 17 de outubro de 2010

Parte 2: Holanda

 
Nossa viagem continuou por terras holandesas. Chegamos em Amsterdam em meio a um conturbado trânsito de fim de tarde e fomos para um excelente hotel (não tão bem localizado, mas o melhor hotel da viagem inteira), à beira de um canal. Dia seguinte o nosso tour pela cidade começou bastante cedo, em meio à neblina, com um passeio de barco pelos canais. Foi aí paixão à primeira vista: a arquitetura da cidade é fascinante, incluindo os prédios tortos e até mesmo o Nemo, museu da ciência em forma de navio; a quantidade de pessoas andando de bicicleta encanta e nos faz pensar por que aqui não é assim também; e as casas flutuantes causam admiração quando passamos por algumas delas e, por suas janelas, vemos uma elegante decoração em algumas ou simplesmente um pulgueiro em outras.

Do passeio de barco fomos ao mercado de flores, onde ficamos fascinados com a diversidade e beleza das mesmas; e onde pudemos conferir coisas que só Amsterdam tem, como uma banquinha de sementes de maconha. 

Fomos ao museu do diamante, passeio pelo Museu do Diamante e logo, almoçar. O almoço mais uma vez não foi muito interessante (um peixe semi-cozido com batatas), mas a tarde foi, com um passeio pelas ruas centrais da cidade - simplesmente fantástico. No final da tarde, uma caminhada por Chinatown e o famoso Red Light District, com suas prostitutas nas vitrines. Digamos que é uma situação bizarra, você caminhando pelo estreito caminho e as 'garotas' (ou senhoras, em alguns casos) ficam na vitrine dançando, fumando, se maquiando, bem sossegadas. Mais uma vez, coisas que só Amsterdam tem. Sem contar no cheiro de maconha que está em toda cidade, vindo principalmente dos inúmeros coffee shops.

Dia seguinte, fomos fazer um passeio aos moinhos, onde tivemos a oportunidade de entrar em um e vê-lo em pleno funcionamento, num processo de fabricação de óleo de amendoim. Também fomos ao leilão internacional de flores, um enorme espaço onde ficam armazenadas as flores e há uma "bolsa", em que os compradoras fazem os seus lances pelos diferentes tipos de plantas. Nunca pensei que existia algo do gênero.

O passeio seguiu para uma fábrica de queijos, em que, mais que comprar, pudemos provar excelentes queijos holandeses - praticamente uma orgia gastronômica. Dali fomos a duas incríveis cidades: Markem e Volendam. Markem é praticamente uma vila com casas todas muito parecidas com as outras, incrivelmente bem cuidadas e num bucolismo que exclui comércio e agitos, dando um ar de uma cidade de brinquedo, tamanha a sua beleza. Volendam é uma cidadezinha incrível, em que se pode comer bons frutos do mar, apreciar a vista à beira do mar e se perder em suas ruazinhas. Mais uma vez, parecia ver um lugar de pessoas felizes, em um lugar tão pequeno mas tão incrível. Inesquecível! No caminho de volta, uma passagem de terra em que de um lado estava o mar e de outro um enorme dique.

Amsterdam, Markem e Volendam fizeram da Holanda uma grande surpresa para mim. Espero poder um dia voltar a este país que agora já está em meu coração...

Um comentário:

Marcelo disse...

ISSSA tenho vontade de ir á Red Light District, bastante inconcebivel para os nossos padroes e as nossas vergonhas do nú....nossa adorei as duas viagens.....

abs