domingo, 5 de setembro de 2010

A doutrina espírita e Nosso Lar

A postagem, inicialmente, era para ser sobre o filme Nosso Lar, lançado neste fim-de-semana, baseado na obra psicografada por Chico Xavier. Mas antes disso, eu preciso falar um pouco sobre a minha experiência com a doutrina espírita.

Em 1997, perdi a minha avó por parte de mãe. Uma perda muito difícil, porque cresci indo à casa da minha avó praticamente todos os domingos, comendo os seus doces alemães e ouvindo o seu sotaque carregado. A dor foi grande para toda a família, mas acredito que ainda maior para a minha mãe. Uma amiga sua então a presenteou com o livro Violetas na Janela, e eu fui na onda e o li. Naquele momento, foi um conforto saber que a vida após a vida seria de leveza, e seria a nossa procedência - de onde viemos e pra onde vamos. A partir do livro, comecei a estudar melhor a doutrina espírita e ir atrás dos seus ensinamentos. E pouco tempo depois alguém me recomendou o livro Nosso Lar, com o qual consegui ter uma visão ainda mais ampla. Mas, sobretudo, consegui despertar a crença na vida após a vida. Depois disto, as experiências vividas com a espiritualidade somente vieram a confirmar e reafirmar esta crença.

Agora falemos do filme. Após tantos anos da leitura do livro, foi uma surpresa saber da adaptação ao cinema. Com o maior orçamento já alcançado no cinema nacional (cerca de 20 milhões de reais), Nosso Lar conta a história de André, um médico que, com um problema de saúde, morre e acorda em um lugar na agradável, o Umbral, espécie de purgatório. Depois de um período de sofrimento, ele pede ajuda e é socorrido pelos espíritos que o levam para a colônia Nosso Lar, uma cidade espiritual, onde passa por aprendizados e, posteriormente, ajuda aos outros. 

O filme é fiel ao livro, dando uma grande lição sobre a doutrina espírita e sobre o que vem depois que partimos daqui. Com cenas bonitas e tocantes, a história sobrepõe os efeitos especiais que por vezes dão um certo tom artificial. Para quem já acredita, uma reafirmação. Para quem ainda não conhece, uma possibilidade.


Nosso Lar, 9/10

Um comentário:

Marcelo disse...

Parabéns amigo, eu sou espirita kardecista por uns oito anos...e gosto bastante, me sinto calmo, possivel, forte e tenho mais clareza sobre as minhas possibilidades aqui na terra e as expiações que devo passar....vou sempre a um centro Espirita que tem aqui cujo nome e´ André Luis...ainda não assisti ao filme...mas sei que está bom!

abs