domingo, 21 de fevereiro de 2010

De Cuba com carinho

Sempre tive uma grande curiosidade para saber como é realmente a vida em Cuba. Assim como a China, o país povoou o meu imaginário, em algumas horas como um lugar bonito com pessoas felizes, outras como uma grande ditadura e falta de liberdade. A realidade cubana começou a ser mais visível para mim primeiramente com o filme Buena Vista Social Club, mas foi conversando com um cubano radicado no Brasil é que pude perceber realmente como as coisas são por lá: os cubanos vivem uma grande mentira inventada pela suposta revolução, e carecem de tudo um pouco.

Yoani Sánchez é uma cubana que já teve oportunidade de ir embora de seu país, mas gosta de lá e lá quer ficar. Entretanto, não abre mão de denunciar e falar ao mundo inteiro a vida como ela é na ilha: falta tudo, há desemprego, não há liberdade de expressão nem de mobilidade e, sim, há disparidade social, mesmo dentro de um regime socialista. Yoani publica seus relatos no blog Generación Y, com postagens feitas na base da amizade e burlando leis locais, já que a Internet é praticamente inacessível para os nativos. Por causa disso, paga o preço de ser sempre vigiada e de não poder sair do país para participar de palestras e receber prêmios.

O livro De Cuba com carinho é uma coletânea de algumas das melhores postagens no blog e esclarecem os problemas sérios que os cubanos enfrentam. Isso nos dá um parecer muito claro de que o modelo socialista cubano é falido, e que a revolução liderada por Fidel na verdade significa um governo de poucos e uma vida difícil e limitada para quase todos.

O meu interesse por Cuba continua, e quero muito conhecer a ilha. Mas ao mesmo tempo, não sei se ficaria confortável sabendo que tudo o que iria usufruir por lá é inacessível para qualquer nativo.

De Cuba com carinho, Yoani Sánchez, 10/10

Nenhum comentário: