Eu me considero leigo nas artes plásticas. Tento conhecer mais, ver estilos, ler sobre etc., mas meu conhecimento está aquém de um bom entendedor. Mas nas minhas usuais pesquisas na Internet descobri um movimento na arte contemporânea chamado de Stuckismo (Stuckism), movimento este que pretende lançar a arte como meio artístico mais vital para direcionamento dos temas atuais.
O stuckismo é uma refutação ao modernismos surgido no século XX. O nome surgiu quando a pintora Tracey Emin fez publicamente um insulto ao seu ex-namorado Billy Childish, dizendo "Suas pinturas são empacadas, você é empacado! Empacado! Empacado! Empacado!". Charles Thomson cunhou então o termo Stuckism e fundou o grupo, que tem um manifesto publicado em várias línguas, inclusive em português. Nesse manifesto é que se pode entender um pouco mais do que se propõe, entre outras coisas:
1. O Stuckismo é a busca pela autenticidade. Tirando a máscara da inteligência e admitindo onde estamos, o (a) Stuckista permite-se à expressão sem censura.
2. A pintura é o meio da autodescoberta. Engaja plenamente a pessoa com um processo de ação, emoção, pensamento e visão, revelando todos estes com profunda e implacável amplitude e detalhes.
4. Artistas que não pintam não são artistas.
7. O (a) Stuckista não é fascinado (a) pelos prêmios cintilantes, mas é sinceramente comprometido (a) no processo da pintura. O sucesso, para o (a) Stuckista, é levantar da cama pela manhã e pintar.
8. É dever do (a) Stuckista explorar suas neuroses e inocência através da elaboração de pinturas e exibindo-as em público, desta maneira enriquecendo a sociedade ao dar formas compartilhadas à experiência individual e forma individual às experiências compartilhadas.
13. O Stuckismo é anti 'ismo'. O Stuckismo não se torna um “ismo” porque Stuckismo não é Stuckismo, é stuck!
16. O (a) Stuckista abre mão da laboriosa tarefa de jogar com a novidade, o choque e o efeito. O (a) Stuckista não olha nem para trás nem para frente, mas é engajado (a) com o estudo da condição humana. Os Stuckistas patrocinam o método sobre a inteligência, realismo sobre abstração, conteúdo sobre o vazio, humor sobre perspicácia e pintura sobre presunção.
18. O (a) Stuckista opõe-se à esterilidade do sistema de paredes brancas nas galerias e clama por exposições que sejam mantidas em residências e museus mofados, com acesso a sofás, mesas, cadeiras e xícaras de chá. Os arredores onde a arte for experimentada (mais do que vista) não devem ser artificiais e vácuos.
20. O Stuckismo abraça a tudo que denuncia. Denunciamos somente o que pára no ponto de partida - o Stuckismo inicia no ponto de parada!
Para maiores informações, o site oficial do movimento traz bastante coisa para ser lida e vista: http://www.stuckism.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário