segunda-feira, 6 de abril de 2009

Laowai!


Eu sempre tive muita curiosidade em entender realmente como funcionam as coisas na China, um país que é um verdadeiro caldeirão de contradições: uma economia que é de mercado num país socialista, com pessoas vivendo em prósperas condições em cidades e outras em precárias condições no campo, em que a mulher é símbolo de azar em uma família, porém faltam delas frente ao número de homens; em que vê-se o país crescendo rapidamente em termos econômicos, mas em que a liberdade de expressão não existe.

Tudo isso e mais uma riqueza de detalhes e curiosidades sobre o mundo chinês encontrei no livro "Laowai - Histórias de uma repórter brasileira na China", de Sônia Bridi. Enviada como correspondente internacional da Rede Globo durante dois anos no país, Sônia escreve com clareza e bom-humor sobre todas as faces da China que conheceu, tratando de temas culturais, políticos, econômicos e até do dia-a-dia de como se vive por lá e, principalmente, como ser estrangeiro ocidental num lugar tão peculiar.

Trazendo um grande número de informações que desenham a China como ela é, trata-se de uma leitura obrigatória pra quem se interessa por este tipo de conhecimento. Recomendo muito!

2 comentários:

incblog disse...

Adoro Sônia Bridi... Agradecemos a dica então!

Comentou Senovalle Jr

-.- disse...

Amo vc