segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira

O livro é mais pesado - a descrição dos detalhes deixa o leitor ainda mais assustado e chocado. Mas a verdade é que a adaptação de Fernando Meirelles da obra homônima de José Saramago é bastante fiel e impressiona. A começar pela fotografia - desbotada e puxando tonalidades ao branco - que já causa uma angústia durante toda a exibição. A atuação de Julianne Moore é brilhante como a mulher do médico, única personagem que não fica cega.
A história começa quando uma pessoa fica cega repentinamente, e assim várias outras também ficam, tomadas por uma cegueira branca, inexplicadamente. O governo, tentando evitar o desastre de uma epidemia, decide então isolar os cegos em uma instituição, sem qualquer contato exterior, vivendo em condições precárias e sem qualquer ajuda. Aí começa o circo de horrores em que o ser humano entra ao se sentir em uma situação em que o instinto básico de sobrevivência entra em jogo.

Mesmo em pé de igualdade, o homem consegue estabelecer relações de poder e dominação. Padrões de higiene, conduta e moral são esquecidos porque o que move o homem é a luta pela sobrevivência - água e comida passam a ser bastões do comportamento humano. E é isto que levanta tanto o livro quanto o filme, um verdadeiro tratado sobre o comportamento humano, seus limites e seus extremos. E Meirelles conseguiu retratar com brilhantismo a dura realidade dos personagens sem nome.
Ensaio sobre a cegueira - 9/10

9 comentários:

Adeus disse...

Oi Pitango! Eu comecei a ler o livro no ano passado e tive que parar na metade por causa das minhas prioridades de estudo pro vestibular. Ainda não fui ao cinema conferir por isso, queria terminar de ler o livro antes de ver a adaptação no cinema.
Todos os meus amigos já foram ver e ficam me falando que é muito bom e eu tô me segurando para não sair correndo e alugar.

Você já viu o filme "Lavoura Arcaica"? É uma adaptação do diretor Luiz Fernando Carvalho. Eu já li o livro e vi o filme, acho que até hoje não sei dizer qual é mais perfeito! :)

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Nooooosssaaa! eu nao gosto de SAramago mas o filme vou querer assitir!

beijo! Gisele

Barba Ruiva disse...

Ainda não vi o filme, mas o livro te faz rir, te faz chorar, te faz desistir, te faz continuar.
E mesmo no meio de tudo isso vc continua e continua.
Abraço

Fernanda disse...

quero ver esse filme!

=P

marco disse...

ainda nem vi!

.raphael. disse...

Estou louco pra ver o filme. foi o primeiro livro que li do Saramago e com o qual me tornei fã. É incondicional a beleza desse livro. eu sou muito suspeito pra falar do Saramago.

Abraço

°°°F disse...

Pretendo assistir assim que acabar o Festival do Rio.
°°°

Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...

Assim que eu puder, vou assirtir...

Thiago disse...

Leio muitos livros sobre guerras, pelo simples gosto pelo assunto. Mas uma das coisas que mais me impressiona é a reação do ser humano quando levado ao extremo... assusta...

abraço, se cuida...