terça-feira, 27 de maio de 2008

dvd - SIGUR-RÓS / HEIMA


A primeira vez que ouvi Sigur-Rós deve datar de uns sete anos atrás, e desde então tem sido uma banda bastante presente nas minhas audições. E agora tive o privilégio de assistir por completo o mais recente dvd do grupo, Heima.

A banda sempre trabalhou muito com imagem, vide os videoclipes muito bem produzidos e cuja junção à música é sempre interessante. No dvd, não é para menos. A idéia é mostrar a turnê islandesa feita de shows quase que surpresa, em lugares às vezes inóspitos ou pouco prováveis. O resultado é um mix de música perfeita e paisagens curiosas, ou simplesmente rostos admirados.

Os shows acontecem em campos abertos, casas de chá, represas, parques etc., e mostram um pouco de como a Islândia e suas pessoas são. A presença do olhar infantil, uma constante em seus clipes, é notável. Além de a câmera focar bastante as reações das crianças, é possível ver grande número delas nas apresentações. E isso é uma das características do dvd, uma sensação de aconchego que desperta uma grande vontade de conhecer o país, ou de estar dentro daquele show.

A música, sem comentários. É emocionante ver que canções como “Hoppípolla” ou “Olsen Olsen” soam perfeitas ao vivo, ou que a banda não perde uma sonoridade interessante mesmo tendo que tocar sem luz elétrica.

Passeando por cidades e comentando a turnê no primeiro dvd, sendo o segundo quase que um lado B, é impossível não gostar ainda mais da banda ou tornar-se fã dela, e querer colocar a Islândia em seu itinerário futuro após assistir ao vídeo.

Para ver: trailer de Heima


10 / 10

8 comentários:

Atriz disse...

Nossa, Nunca tinha sequer ouvido falar dessa banda!!!!

Gostei bastante!!!!!

a sonorização é bem leve msmo, como vc descreveu!

bjs!Gisele

Barba Ruiva disse...

Vou procurar mais sobre eles,ainda estou na leva do John Mclaughlin e Legend,mas mesmo assim estou procurando coisas novas.To até gostando de Interpol e Of Montreal!!
E olha, to na espera da história.
Quem sabe eu também não continue algo sobre alguma criança,hein!
Fica a idéia pra você,
abraços.

Melômano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Melômano disse...

Bom, eu também já assisti aos DVDs (que um grande amigo me deu de presente, um dos melhores que já recebi) e concordo com tudo. Só faço a ressalva de que algumas das canções merecem um tratamento mais "cuidadoso" por parte da banda quando executadas ao vivo, pois me deixaram aquela sensação de coito interrompido por falta de uma performance mais comprometida com a sonoridade tecnicamente mais apurada (como é nos álbuns). Não que eu queira uma execução idêntica àquela de estúdio, mas há certos elementos melódicos que às vezes são esmagados ao vivo, especialmente pela guitarra do vocalista. Ah, cê ficou sabendo que eles vão fazer um concerto com a Björk em julho lá na Islândia? ;D

Melômano disse...

Em tempo: o concerto é em 28 de junho, não em julho. =D

Emanuel disse...

eu não consigo engolir o sigur rós. e não sei explicar. mas nunca consegui passar das primeiras notas de cada música.

.raphael. disse...

Já ouvi falar da banda, mas nunca escutei, vou procurar na net para apreciar!!

abs

°°°F disse...

Eu conheci o Sigur atráves de um comercial magnífico veiculado há uns 2 anos atrás.
A música casou perfeitamente com a idéia do comercial (quem quiser checar tá o link do Youtube):
http://www.youtube.com/watch?v=y2YK0Ot1vUc

O nome da música é Sæglópur.

Desde que vi este comercial não paro de ouvi Sigur Ròs.
Excelente post sr. Pitango.
°°°