quinta-feira, 10 de abril de 2008

LaChapelle para ver



Nesta última semana tive a oportunidade de ir à exposição “Heaven to Hell – Belezas e Desastres”, do fotógrafo e diretor David LaChappele, no espaço Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

Lá, podem ser conferidas algumas fotos bastante conhecidas com pessoas também bastante conhecidas – Madonna, Courtney Love, Leonardo di Caprio e Pamela Anderson estão entre elas. A trajetória do fotógrafo é emoldurada, nesta coletânea, por cores muito vivas, exploração do corpo, do luxo e da decadência, e um quê de tristeza em algumas delas.

Em um momento, vêem-se todos estes astros citados e outros mais em fotos ora fora da sua ‘realidade’ ora em exploração explícita do corpo. Nesta parte, o grande destaque é a foto com Courtney Love. Em outro momento, modelos pousam em cenários de destruição e fumaça, cenários cinzentos do que parece ser resto de alguma catástrofe, em que convivem o que um dia era luxo com o desastre.

Além das fotos, podem ser conferidos 8 videoclipes por ele dirigidos, entre eles “Natural Blues”, de Moby, e “She ain’t right for you”, da Macy Gray. Neste, percebe-se a tristeza focada no rosto da cantora enquanto o tempo passa às suas costas em um quarto cada vez mais decadente. Ainda é possível conferir “Dirty” e “Can’t Hold us Down”, da Christina Aguilera, “It’s my life”, do No Doubt, e o ótimo “I’m glad”, da Jennifer Lopez, um daqueles casos em que a música vale muito mais quando vista em vídeo, entre outros.

Amado ou odiado, não há como dissociar a cultura pop atual do trabalho de LaChapelle.

Quem visita a exposição ainda tem a oportunidade de conhecer o Oi Futuro, um local interessante dedicado à comunicação em seus diversos meios.

Onde? Oi Futuro – Rua 2 de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro.
Quando? 6 de abril até 4 maio, das 11h às 20h.

Para ver: I’m glad – Jennifer Lopez.

10 comentários:

Fernanda disse...

Fiquei superfeliz com a visita! Faz bem pro ego ver que alguém escreveu alguma coisa. Eu já imaginei que fosse algum designer me chingando, mas não!
=D

guianafrancesa2005 disse...

que vontade de ir à essa exposição!!!!!!!

vou até procurar na net sobre este fotógrafo!

bjs! Gisele

obrigada pela visita!

www.inventandoagentesai.blogspot.com

Anônimo disse...

LaChapelle... faz tempo que conheço o trabalho dele com esses mega-artistas pop, e acho bem legal. Adoro o "It's My Life", com a Gwen posando de diva do cinema... É incrível como um vídeo pode desviar a atenção de uma música... medíocre. Caso de "I'm Glad". O visual Flashdance foi uma ótima sacada, a gente nem presta atenção na letra da música.

Unknown disse...

Acho Lachapelle muito massa. Conheço pouco, mas o suficiente pra admirar. Abraço!

Unknown disse...

Ahhh, eu vi essa exposição aqui em Sampa, muito bom mesmo! Essa foto do Leo Di Caprio é impagável! haha!

Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...

Oi, querido!!!

Super saudades de vc, heim???!!!

Que bacana esta postagem...
Queria conhecer este lugar...

Valeu pela passagem em meu cafofo...
Como diria Cazuza: "um museu de grandes novidades"...

Super beijo...

11 de Abril de 2008 12:40

Adeus disse...

Muito legal essa postagem, pena que não moro no Rio de Janeiro pra ir lá conferir. Eu sempre achei as fotografias de LaChapelle lindas, engraçado que eu não sabia que nenhum desses videoclipes tinham sido dirigidos por ele. Legal mesmo!

Sobre o meu post e seu comentário tá na hora mesmo de enfiar o dedo na goela, mas falta a coragem! Mas vou levando, quem sabe não sai tudo sozinho.

Também gostei da postagem anterior, vou colher algumas dicas. A Mallu eu já conheço e gosto bastante. :)

Um abração!
Vinicius.

Rodrigo Delgado disse...

LaChapelle é foda, ele é uma das minhas referencias para fotografia, sempre to no site dele vendo alguma coisa!!

Anônimo disse...

E ai Gustavo, td bem? Primeira vez que deixo um comentário no seu blog. Ótimo texto sobre o LaChapelle, um gênio da fotografia.

Esse clip da Jennifer Lopez é ótimo, o melhor dela.

Continua com o blog que ta cada vez melhor.

Abraço!