segunda-feira, 10 de março de 2008

Uma homenagem ao Rio de Janeiro


É violenta, é chocante, é linda. Vários clichês podem definir a cidade, mas o fato é que cada vez que lá coloco os pés, mais me apaixono. E isso porque eu gosto de frio, tempo nublado e tudo o mais que faz parte do universo curitibano.

A primeira vez que coloquei os pés para conhecer a cidade (e não somente para passar por ela) foi em 97, numa rápida visita de três dias, suficiente para me chamar muita atenção para várias coisas – as favelas, que chocam por serem vistas o tempo inteiro, serem onipresentes, e não parte de um imaginário suburbano ou longínquo, como aqui é; as praias, as paisagens, a natureza; os próprios cariocas – na quantidade de sujeitos com malandragem e ginga ao falar, na falta de classe de muitas mulheres, na simpatia de outras muitas.

A volta foi em 2006, depois te ter reencontrado minha querida prima e ter descoberto uma grande amiga e uma pessoa muito especial. O trabalho me levou ao Rio, e por ficar uma semana, tive a oportunidade de ficar dois finais de semana, e aí aprendi realmente sobre o Rio, andando nas suas ruas e ônibus ou comendo lanchinhos quaisquer.

2007, férias, não teve como evitar. Parte delas estava reservada para “volta às origens” em Maceió, mas outra parte teve destino certo o Rio de Janeiro. Voltar ao Cristo, à Lagoa. Ah, a Lagoa. Lá deixei uma lembrança linda, um daqueles momentos que não se esquece. Rever amigos, conhecer pessoas, conhecer pessoa.

Esse ano já começou bem, com uma nova oportunidade do trabalho para colocar os pés por lá, mesmo que por menos de 24 horas. E dar o gostinho de querer passar, mesmo que sejam alguns pouquinhos dias, por lá novamente...

Precisava dessa pausa para falar da cidade e ir contra o andamento deste blog. Mas é impossível não escrever isto agora. Quem não conhece o Rio, permita-se!

3 comentários:

Atriz disse...

Oi! Estive no RJ ano passado, mas só passei msmo,,,Só fui à Bienal e de lá não saí pra nenhum lugar a mais.

Pena,,,queria tannnto entrar no mar. Adoro o mar!

Ouço falar bem do Rio. Quando puder, voltarei lá!
bjs, Gisele
www.inventandoagentesai.blogspot.com

.raphael. disse...

Estar no Rio é algo de outro mundo, aquela cidade só não é de outro mundo porque nós a conhecemos não!?.ehheeh
Eu sempre falo que a beleza daquela cidade é uma falta de esducação. É indescritivel a beleza e a sensação de estar lá! Também tenho muito boas lembranças de lá!

abraço

Emanuel disse...

acredita que eu ainda não sei se gosto ou não do rio. eu passei por lá duas vezes e ainda não consegui saber ao certo.
talvez seja a tática da cidade para fazer você voltar.
mas é certo que foi lá que passei o melhor final de semana romântico, que vi o melhor show e que fui pra uma das melhores baladas.

tá, de verdade, eu não sei se gosto do rio ou se amo o rio.