quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um passeio pela Lapa, no interior do Paraná




Quando pensamos em turismo no Brasil, praia e natureza são as primeiras coisas quem vem à mente. Esquecemos que existe uma vasta gama de turismo histórico em pontos diferentes do país, e que este tipo de turismo pode ser um programão.

Neste último final de semana fui com minha família à cidade da Lapa, no Paraná, e pude viver uma volta ao tempo. A pequena cidade guarda histórias de mais de trezentos anos, marcadas, principalmente, pela ocorrência do Cerco da Lapa, período de 26 dias que a cidade e os militares governistas, liderados pelo General Carneiro, resistiram à invasão dos “maragatos”, grupo revolucionário vindo do Rio Grande do Sul, cuja intenção era chegar até o sudeste.
 
A arquitetura da cidade guarda muitas construções de épocas antigas e sua boa preservação dão um charme especial às suas ruas. Muitas casas abrigam histórias e fatos, e algumas delas são espécies de museus que podem ser visitadas. Uma delas é a Casa dos Cavalinhos, do século XIX, que possui uma interessante origem: seu primeiro dono sonhou com dez cavalos, em que oito estariam em terra e dois no céu, e no dia seguinte resolveu jogar na loteria. Não deu outra: ganhou o prêmio, e, para recordar de seu sonho, construiu uma casa com dez cavalos na fachada, e uma sala inteira pintada com nuvens. Hoje a casa é patrimônio da cidade e pode ser visitada, abrigando uma coleção de livros e objetos antigos.

Outros lugares que visitamos foram o Museu Histórico, que conta a história do Cerco da Lapa, com objetos da época (como a cama em que morreu o General Carneiro); e o Museu das Armas, que conta com acervo não só do evento ocorrido na cidade mas também armas utilizadas na Segunda Guerra mundial, em navios e outros momentos do passado.

O teatro da cidade conta com arquitetura mesclada de estilos (em que se destaca o vitoriano nos camarotes) e tem a sua estrutura intacta, apesar de uma parte estar interditada por razões de segurança. O curioso nele é que a sua inauguração contou com a presença de Dom Pedro II, que sentou no camarote central (chamado imperial) e registrou em seu diário que as obras do local ainda não estavam completas. A Igreja de Santo Antônio também mereceu uma visita, com seu altar e esculturas antigas; assim como o Panteon dos Heroes, local onde estão enterrados alguns personagens do Cerco da Lapa, como o General Carneiro.  


Em um final de semana de típico inverno, o passeio pela Lapa demonstrou ser uma opção muito agradável e interessante, em que pudemos mergulhar tanto na história de nosso país quanto aproveitar uma boa companhia e o charme da cidade!

 

O que foi o Cerco da Lapa? (fonte: Wikipedia)

O Cerco da Lapa foi um memorável episódio do Exército Brasileiro que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade de Lapa (Paraná) tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalista) e os maragatos (federalista), contrários ao sistema presidencialista de governo. Resistiram bravamente ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram pela falta de munição e comida.
A lendária batalha, deu ao Marechal Floriano Peixoto, chefe da República, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo foram 639 homens entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes. Os restos mortais do General Carneiro, assim como de muitos outros que tombaram durante a resistência, estão sepultados no Panteão dos Heróis.

O que fazer na Lapa?

http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-pr-lapa/o-que-fazer

Onde ficar?

Pousada Tropeira - http://www.pousadatropeira.com.br/home
 

Nenhum comentário: