quinta-feira, 26 de abril de 2012

Madonna - MDNA



 Um novo disco da Madonna é sempre aguardado com muita expectativa, expectativa até demais. Isso pode ser até um problema, que, por exemplo, se reflete nas críticas que lemos por aí sobre o seu novo álbum: muitas delas são cricas porque justamente esperava-se mais da rainha do pop. Confesso que quando ouvi MDNA pela primeira vez  tive um pouco deste sentimento, mas em poucos momentos lembrei de Hard Candy e já concluí que é um disco bem mais consistente e coeso que o anterior. Com produtores como Orbit e Martin mimimi e participações especiais da sempre crazy M.I.A. e da rapper Nicki Minaj, a cantora põe todo mundo pra dançar mas também exorciza alguns de seus demônios – o seu divórcio por exemplo (a letra de “Best Friend” é exemplo disso).


O primeiro single, Gimme all your luvin’, é daqueles popzinhos com gritos de chear leader – nada original mas bastante convincente para as pistas e para o rádio. Já o segundo, Girls gone wild, tem pegada forte e tinha tudo para ser um grande hit. Só não foi pela falta de “investimento” na divulgação. Parece que nem a Madonna tampouco a gravadora se empenharam em divulgar o álbum. Nada de programas de tv (com exceção da final do Super Bowl), entrevistas etc. O que parece é que ela está é se empenhando para a turnê, que passará pelo Brasil inclusive (Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).

Na minha opinião, as melhores do disco são algumas que talvez nem cheguem a ser conhecidas do “grande público” – a despretensiosa Superstar; Gang Bang, que praticamente parece ser tirada de uma cena de filme e representa o ponto mais experimental do trabalho; a fofinha Love Spent e I fucked up, cuja letra é praticamente a confissão de uma cagada feita por ela. É claro que nem tudo é perfeito: em meio a boas músicas, há uma ou outra mais fraquinha, como a bobinha B-day song, bem dispensável. Estas contudo não são suficientes pra tirar as qualidades do disco e marcar mais um bom momento na carreira de Madonna. Que venha então a turnê para sabermos o que ela está preparando!

Madonna – MDNA ****

Nenhum comentário: