quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mafia Son





Quando se fala de máfia hoje em dia, parece algo de outras épocas ou de filmes clássicos. Na verdade, histórias reais da máfia podem ser relatadas em tempos recentes, mais recentes do que poderíamos imaginar. É isto o que relata Sandra Harmon no seu livro Mafia Son, uma grande reportagem sobrea família Scarpa e sua atuação na cena criminosa da cidade de Nova York.

O grande responsável pelo império da família foi Gregory Scarpa, chamado Gregory Sr., que na década de 60 começou a expansão dos seus negócios, que incluíam armas, bebidas e, mais tarde, drogas. E, certamente, aumentando o seu poder à medida que suas posses e sua influência aumentavam (essa, pautada na violência e nos vários crimes  cometidos para apagar rastros e informações e liquidar com qualquer pessoa que sugeriria alguma ameaça). O seu “sucesso” também se deveu a um braço direito na melhor instância que poderia ter: o FBI. Gregory era protegido por um agente da instituição, sob o argumento que era informante e denunciante da ação de outros mafiosos e criminosos. Assim, mesmo com tantos crimes em seu currículo, era protegido de ser investigado por ser também uma boa fonte de informação à agência.

Apesar da sua atuação neste ramo e das várias histórias de violência, Gregory era o típico mafioso querido e simpático às pessoas em sua volta. Construiu não só uma família com sua esposa, mas também manteve um romance durante toda a vida com sua fiel amante Linda, peça fundamental na sua história.

Depois que seu poder foi ruindo, seu filho, Gregory Scarpa Jr., tomou conta dos negócios porém,  em razão de uma série de más decisões e por não ser pautado pela mesma rede de contatos que o pai, não conseguiu manter-se na ativa por muito tempo, sendo capturado. Ninguém poderia imaginar que num futuro próximo ele seria a pessoa a alertar o governo norte-americano sobre os atentados de 11 de Setembro, ainda em fase de planejamento. Ninguém deu crédito à sua informação, e o resultado todos sabem.

Essas são algumas poucas histórias que Sandra conta neste excelente livro. Quando o comprei, num “cestão” da loja Zeller’s, no Canadá, pensava se tratar de uma ficção policial. Para a minha (feliz) surpresa, é uma verdadeira investigação jornalística sobre a atuação da família, os crimes cometidos, as guerras e traições, e a ruína de um império do crime. Sandra descreve com detalhes histórias que, em alguns casos, ainda não terminaram, e assim conseguimos entender como funciona o esquema de uma facção mafiosa.

Interessante do começo ao fim, recomendo para quem tem interesse nestes temas.

Mafia Son – Sandra Harmon ****

Nenhum comentário: