quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Botox faz mal?


Ultimamente temos visto algumas celebridades utilizando Botox ao máximo e ganhando ares e feições artificiais. Pessoas bonitas passam a ser esquisitas com o excesso do tratamento. Mas e aí, o Botox faz mal? Pesquisando, achei essa reportagem que mostra a opinião do doutor Charles Goldenberg, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP. A fonte é do VidaSaúde&Beleza.


Os tratamentos que funcionam, não funcionam e os que não fazem mal
Ainda de acordo com o cirurgião, os tratamentos estéticos na pele do rosto pedem ser dividido em três subgrupos – Os que realmente funcionam e são bons, os que não funcionam e fazem mal e ainda os que não funcionam, mas também não fazem mal.

O preenchimento com ácido hialurônico, o peeling correto, ou seja, indicados para cada tipo de pele específica, o laser e o botox, são tratamentos que funcionam e, se usados com parcimônia, podem adiar a cirurgia plástica e ao mesmo tempo, corrigir imperfeições como marcas deixadas pela acne, diminuir sulcos e rugas trazidos pela ação do tempo.

O botox tem a função de diminuir a tonicidade (grau de contração) do músculo que sofre com as ações do tempo. Sua hipertrofia é a causadora da famosa “marca de expressão”, aliada com ação da luz solar, a perda da elasticidade e hidratação da pele, dão um aspecto envelhecido ao rosto.

“Se utilizado em poucas doses e espaço de tempo de repetição orientado pelo médico, o botox não faz mal a saúde e agrega aspecto natural as pacientes”, diz Goldenberg.

Já o laser, age como uma “queimadura controlada”. A descamação causa um novo crescimento do epitélio (camada celular que cobre todas as superfícies internas e externas do corpo), ou seja, uma renovação da pele.

Não funcionam e também não fazem mal
A água termal (água pura e enriquecida com sais minerais) não tem função de postergar ou diminuir a ação do tempo, ou o envelhecimento da pele. Ela serve apenas para manter o frescor e hidratação da pele do rosto. Não deve ser indicada como um renovador celular. Quanto mais hidratada a pele estiver, mas bonita será.

“Em um dia de sol intenso ou na praia, ela é excelente para refrescar o calor e nutrir a pele. Tem predominante efeito de hidratação”, explica o médico.

Não funcionam e fazem mal
A bioplastia utilizando o PMMA (polimetilmetacrilato), também conhecido implante líquido, pode causar infecções e processos inflamatórios e se utilizadas em grandes quantidades, podem migrar. Por não serem absorvidos pelo corpo, quando mal posicionados, geram deformidade e até mutilação nos pacientes.

“Como o custo financeiro é menor, se comparamos ao preço de cirurgia convencional, que envolve gastos com hospital, anestesista e equipe de auxiliares, pode-se ter a falsa impressão de serem mais vantajosos, mas a longo prazo podem custar muito caro e muitas vezes o médico não consegue deixar o paciente sem sequelas ou voltar a ter o rosto como antigamente”, explica Goldenberg.

Os peelings e lasers se tornam vilões da beleza, se aplicados em um grau de abrasividade superior ao indicado para determinado tipo de pele, ou em estações inadequadas do ano, como no verão.

“A indicação do tipo de peeling varia de acordo com a idade e característica de pele da paciente. Para as mulheres de pele mais morena os peelings não podem ser muito profundos, pois tendem a apresentar mais risco de obter manchas. Já as mulheres de pele clara, geralmente com olhos claros, são as que se adaptam e obtém melhores resultados com o peeling, porém, sofrem mais com a ação do sol”, completa o médico.

Nenhum comentário: