quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Livros essenciais para entender a Moda

O professor João Braga, da Universidade Santa Marcelina e da Faap, listou ao site Moda Spot dez livros que considera essenciais para entender o universo da Moda. Veja quais são estes livros:



A roupa e a moda – uma história concisa, James Laver, Companhia das Letras – Preço médio: 60 reais
Importantes acontecimentos da evolução do vestuário, como a invenção da agulha, estão no livro do historiador James Laver. “Este livro tem uma importância fundamental na formação do pensamento de moda no Brasil, já que foi um dos primeiros livros de moda traduzidos para o português nos anos 1980”.




A linguagem das roupas, Alison Lurie, Editora Rocco – Preço médio: 55 reais
A historiadora inglesa faz um passeio pela simbologia e história da moda, passando por temas como estética, psicologia, ética, artes plásticas e sociologia. “Este livro é essencial pela amplitude com que trata a moda”.




A história da beleza, Umberto Eco, Editora Record – Preço médio: 160 reais
Um dos grandes teóricos modernos, Umberto Eco compila os ideais e ideias de beleza da Grécia antiga até os dias atuais, falando não apenas de moda, mas das transformações sociais que mudaram o conceito do belo ao longo do tempo.

 

Filosofia da moda e outros escritos, Georg Simmel, Edições Texto & Grafia – Preço médio: 25 reais
Em uma análise filosófica, Georg Simmel discute como a moda expressa, da forma mais visível e concreta, a realidade dialética e dinâmica da sociedade, refletindo o seu tempo.

 

Moda é comunicação, Carol Garcia e Ana Paula de Miranda, Editora Anhembi Morumbi – Preço médio: 22 reais
Carol e Ana Paula analisam os papéis que a comunicação de moda assume no mundo contemporâneo e como esse fenômeno fomenta e documenta a cultura. As autoras usam contribuições teóricas de vários campos do conhecimento, que vão da antropologia à semiótica, passando pela sociologia e pelo comportamento do consumidor.

 

Produção Estética: Notas Sobre Roupas, Sujeitos e Modos de Vida, Rosana Preciosa, Editora Anhembi Morumbi – Preço médio: 22 reais
O livro reúne pequenos ensaios em que a moda dialoga com questões relevantes da contemporaneidade. Curto e crítico, é um bom ponto de partida para mostrar que moda vai muito além das passarelas.


 

Moda Contemporânea – Quatro ou cinco conexões possíveis, Cristiane Mesquita, editora Anhembi Morumbi – Preço médio: 22 reais
Reflexão crítica sobre o tema, o livro de Cristiane Mesquita traz pontos de vista diferentes de profissionais da moda como Érika Palomino, Gloria Kalil, Alexandre Herchcovitch, além de antropólogos, psicanalistas e historiadores.

 

Moda do século, François Baudot, Editora Cosac Naify – Preço médio: 80 reais
Escritor e crítico, François Baudot refaz a trajetória da moda nos últimos cem anos, da Belle Époque aos anos 1990,  detalhando as etapas de cada época e apresentando os seus principais estilistas.



O império do efêmero – A moda e seu destino nas sociedades modernas, Gilles Lipovetsky, Companhia das Letras – Preço médio: 50 reais
O francês Gilles Lipovetsky faz uma análise da moda como fenômeno social, analisando seu caráter libertário. Gilles busca respostas que expliquem o caráter essencialmente ocidental e moderno da moda.


Streetstyle – From sidewalk to catwalk, Ted Polhemus, Editora Thames and Hudson (não publicado no Brasil)
Estudando a moda das ruas desde os anos 1940, o sociólogo inglês Ted Polhemus discute como os estilos e as tribos urbanas, passando pelos mods, punks e skinheads, se interrelacionam e evoluem ao longo do tempo.

Fonte: ModaSpot

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