sábado, 17 de setembro de 2011

A história do Café





Esses dias, fazendo minhas leituras na Internet, descobri um site que só fala sobre café, o Tudo sobre Café. As mais interessantes entre as postagens são algumas que contam a história dessa bebida que eu (e a torcida do Flamengo) tanto gosto. Então que tal saber um pouquinho mais sobre a história do café?


- O primeiro cultivo de café registrado veio da Etiópia no início do século X depois de Cristo segundo algumas estimativas, ou no século VI depois de Cristo de acordo com outras.

- O primeiro consumo de café como alimento foi feito pela tribo Oromos, na Etiópia. Eles pegavam os grãos crus, cozinhavam na gordura e faziam uma bola do tamanho da de beisebol que comiam como um tipo de petisco.

- Em determinada época, os grãos foram levados através do Mar Vermelho até o Iêmen, decerto via comércio de escravos, já que os Oromos os consumiam. O Iêmen, no sul da Arábia, está a menos de 350 km da Etiópia. E é lá que os primeiros pés de café foram cultivados em plantações no século XV. A partir do Iêmen, o hábito de beber café se espalhou pelo mundo árabe.

- Por volta do ano de 1550, as primeiras cafeterias do mundo foram abertas em Constantinopla, atualmente Istambul, na Turquia.

- No século XVII o café e as cafeterias se espalharam para a Europa Ocidental e para a Inglaterra. Em 1652 abre a primeira cafeteria de Londres. Foi nos cafés de Londres entre 1600 e 1700, que nasceu o jornal moderno.

- O trabalho e o café se tornaram inseparáveis na era industrial moderna. E talvez é o café que tenha possibilitado o surgimento desta era. As pessoas tinham o hábito de beber cerveja durante o expediente de trabalho, mas aos poucos os donos das empresas perceberam que café era mais estimulante, e introduziram a bebida no ambiente industrial.

- No ínício do XVII o café viajou da França para as Américas. Era o início da globalização do cultivo cafeeiro. A primeira cafeteria de Paris abriu em 1672. Luis XIV adorava café, e em 1714 os holandeses o presentearam com um pé desta planta, da qual ele cuidava com carinho. Nove anos depois, um oficial da marinha levou uma muda do pé de café real para Martinica, no Caribe. Os estudiosos acreditam que a maiorias dos pés de café cultivados nas Américas central e do sul descendem daquela única muda. Finalmente o café chega ao Brasil, país que se tornaria seu maior produtor mundial.

- O café foi trazido ao Brasil pelo oficial luso-brasileiro Francisco de Mello Palheta, que em 1727 recebeu a incumbência de ir à Guiana Francesa para tratar de questões fronteiriças como pretexto para trazer sementes de café.

- Hoje o Brasil é o maior produtor de café do planeta e estima-se que mais de 20 milhões de pessoas trabalhem na indústria cafeeira ou em seus negócios correlatos mundo afora.

Fonte: Tudo Sobre Café

   

Nenhum comentário: