segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conhecer onde se pisa

Sempre que eu viajo ou vou conhecer algum lugar diferente, tento compreender um pouco mais da história do lugar: as coisas que aconteceram ali, que o levaram e também às pessoas que ali vivem ser do jeito que são hoje em dia, os conflitos, os costumes etc. Com essa pequena "pesquisa" feita antes de viajar, eu me surpreendi ainda mais caminhando pelas ruas: eu entendia, por exemplo, que uma certa casa não era uma casa qualquer, que ali havia acontecido algum fato interessante, ou que o lugar resisitiu a alguma tipo de batalha e assim por diante. O simples "turismo" sai do campo somente da admiração e contemplação para também ficar "pasmo" com todo o background que o lugar traz.

Essa curiosidade começou em mim em um determinado momento que alguém fez uma pergunta muito básica sobre Curitiba e eu não sabia a resposta. A partir daí comecei a investigar melhor sobre os lugares onde eu pisava. E é uma prática que eu recomendo a todos e que garanto que vale a pena. Ou então opte por ser mais uma pessoa que somente vai aos lugares pra ficar contando aos outros e tirar foto, mas sem nem ao menos saber do que se trata...

Nenhum comentário: