terça-feira, 27 de setembro de 2011

A árvore da vida



Difícil escrever sobre este filme. E de imediato também é difícil dizer se é uma grande abordagem sobre o sentido da vida, ou se trata-se de um apanhado de imagens e poucos diálogos sem sentido.

Há algumas semanas tive a oportunidade de assistir ao A Árvore da Vida e fiquei impressionado com a sequência de imagens aliadas a uma grandiloquente trilha sonora, mas me encontrei nessa sensação incerta sobre ele. O diretor Terrence Malick mostra a história de uma família texana e os conflitos em suas relações, principalmente entre o pai (interpretado pelo sempre pontual Brad Pitt) e os demais membros. Através da análise desta relação, temas como castigo, perdão e o amor fraternal são abordados, buscando-se compreender um pouco sobre a essência da vida.

A história não tem uma cronologia certa, possui longas cenas com poucos diálogos e é interrompida por análises filosofais sobre temas universais - daí que muita gente classifica-o como enfadonho ou esquisito (veja alguma outra crítica nos sites de notícias e procure os comentários - eles mostram que a película não caiu no gosto popular do brasileiro). Mas se analisado com cuidado, podemos extrair do filme vários daqueles questionamentos que (infelizmente) poucas vezes fazemos.


A Árvore da Vida ****

Nenhum comentário: