segunda-feira, 20 de junho de 2011

London Calling - A countercultural History of London since 1945



Quando estive em Londres quis comprar um livro que me fizesse entender ainda mais o "espírito" da cidade. Foi quando na HMV encontrei este incrível calhamaço chamado London Underground, escrito por Barry Miles. Não resisti e comprei, e nos últimos meses mergulhei nesse fascinante trabalho.

Barry conta a história da cena underground de Londres depois da Segunda Guerra Mundial, começando sua narrativa contando como nas décadas de 40 e 50 o SoHo tornou-se uma região boêmia e um verdadeiro reduto de artistas e boêmios que marcaram a história do bairro, em pubs (como o Colony Room), cafés e livrarias que fizeram história e ainda eram muito marcados pelos traços das batalhas.

O autor também explora a explosão dos clubes de jazz, e, posteriormente, do rock. Discorre como pintores (como Francis Bacon) e performers (como a controversa Yoko Ono) marcaram uma geração com a sua chamada "contracultura", detalhando também movimentos culturais, artísticos e literários formavam uma onda que vagava entre o underground (porque muitos destes movimentos tinham perseguição acirrada da polícia e muitas vezes aconteciam na ilegalidade) e o popular. Não menos importantes foram as revistas e publicações alternativas que circulavam entre este meio, apesar das dificuldades para sustentar suas ideias com a pouca verba disponível.

Nas suas páginas ainda viajamos pelo surgimento do movimento punk, seu estilo e fatos que determinaram sua ascensão e queda, passando, nos anos 80, a movimentos mais "leves" mas também interessantes. Conta-se um pouco também como a moda contribuiu para a consolidação destes movimentos, destacando a atuação de Vivienne Westwood na cena londrina.

Miles finalmente chega aos anos 80 e 90, ao surgimento de clubes como a Heaven e a Ministry of Sound, até a dispersão do meio artístico para outros lugares da cidade (como a região de Shoreditch, hoje reduto de pintores).

London calling nos leva às ruas da cidade, pessoas e lugares determinantes para sua cultura, com o peso da credibilidade de um autor que viveu e participou de tudo isso. Um livro que nos faz mergulhar neste mundo e somente querer conhecê-lo ainda mais. 

Uma das minhas leituras favoritas destes últimos tempos.

London Underground, Barry Miles *****




Nenhum comentário: