segunda-feira, 23 de maio de 2011

(Mal) ditas palavras

O diretor de cinema Lars Von Trier (Dançando no escuro, Dogville) foi banido do Festival de Cannes por uma declaração infeliz durante uma entrevista coletiva, em que deu a entender ser nazista. Pouco tempo depois ele declarou arrependido da declaração e afirmou não ser adepto tampouco simpatizante do nazismo, mas o que foi feito não tinha volta. Talvez ele quis somente "causar" com seu discurso, mas em nosso tempo uma afeição a este tipo de concepção é totalmente contra o que o mundo vem lutando em termos de direitos humanos e paz.

A declaração de Trier e suas consequências refletem o poder das palavras: mal ditas, em duplo sentido, ou exclamadas mesmo que sem intenção, podem trazer resultados devastadores. E isto vale para tudo: arruinar a imagem perante a sociedade, fechar portas no trabalho, perder oportunidades, acabar com relacionamentos, criar intrigas etc.

Por isso que antes de falar qualquer bobagem temos que pensar. A sua vida pode mudar completamente em razão do que você falar. Para melhor ou para pior.

Nenhum comentário: