quarta-feira, 9 de março de 2011

Viajante


Adoro o conforto da minha casa, o macio da minha cama, meus livros, meus discos, meu chuveiro, minhas pequenas manias. Mas basta ser jogado no mundo que me sinto cidadão dele.
Sinto não fazer parte de lugar algum ou parte de qualquer lugar ao mesmo tempo. Gosto de me perder pelas ruas, caminhar até as pernas gritarem ou sentar num café e perceber as sutilezas de uma língua ou dos locais. Ir a museus e praças que nunca estive, ou voltar a outras que já fui e lembrar que há sempre novas percepções sobre um ambiente já explorado.
Permito-me sentir nojo ou deliciar-me com os diversos gostos. Investigo a história do chão em que piso para tentar compreender a realidade atual do local. Tentar, porque só sendo dali para abstrair melhor esse tipo de coisa. Isso se tiver tempo. 
Gasto horas em cafés e livrarias, outras tantas pelas ruas. Ganho calos, bolhas e outros tantos similares comuns aos viajantes. Faço compras, dou-me aval à futilidade sem culpa. Sinto o ar gelado ou deixo minha pele corar ao sol, para sentir o que os locais sentem todos os dias. 
Arrisco em outra língua e me alegro ao sentir que a comunicação flui. Sou confundido com francês, italiano ou outra nacionalidade qualquer, preferindo pensar que sou uma grande mistura de várias delas. 
E, depois de tudo isso, volto ao meu lar, para mais tarde começar tudo de novo. É a  sensação de ter raízes muito bem definidas, mas que me permitem sempre alçar novos vôos mundo afora.
Sou brasileiro, catarinense, descendência nordestina, alemão-português-espanhol e uma mistura de muitas outras coisas que nem sei. Meu lar é meu reino, mas não há fronteiras para onde ainda quero ir.
Londres, 04 de março de 2011.

2 comentários:

Vanessa Argenton disse...

Que texto lindo! Imagino fácil fácil o Pitangudo Pitangorando de café em café! Estou louca para saber tudo da tua trip!!!!!

Nini disse...

Nossa Gu!!! Não sabia de seu outro dom!! Excelente texto!! Adoro ler e sentir exatamente o que você descreve.. Parabéns! Adorei todos!!
Bjos