sábado, 23 de outubro de 2010

Relato de viagem parte 3: Holanda + Bélgica

Seguindo nossa viagem, conhecemos mais quatro cidades na Holanda. Começamos o dia indo a Haia, a famosa cidade sede administrativa do governo holandês e onde fica o Tribunal Internacional de Justiça, importante órgão internacional. Haia é encantadora,e pelos prédios históricos, belas paisagens e um ótimo comércio. O lago logo atrás do Parlamento é lindo! Na cidade também deu tempo de fazer umas comprinhas na The Sting, uma grande loja de roupas que atende a todos os públicos. Fomos então a um parque de miniaturas, o Madurodam, em que há recriações dos principais pontos turísticos holandeses. Em algumas das miniaturas, ao se colocar uma moeda de 10 centavos, os brinquedos fazem alguma "surpresa" a que está ali.



Nos dirigimos então a Delft, uma linda e pequena cidade, em que conhecemos duas catedrais (uma delas onde estão enterrados todos os membros da família real desde o século XVI). Em Delft ficamos pouco tempo, mas foi o suficiente para conhecer o clima da cidade. Lá almoçamos e, à tarde, nos dirigimos a Rotterdam
Rotterdam é a segunda maior cidade da Holanda, tendo uma importância econômica bastante expressiva ao país, sobretudo em razão do seu porto, o maior porto europeu. A arquitetura moderna prevalece por ali, mas pouco podemos aproveitar. Primeiro, tivemos um almoço em um lindo hotel (onde encontramos a seleção brasileira feminina de handball), porém com comida não das melhores - várias "saladas" de macarrão geladas. E nisso começa uma forte chuva, então o jeito foi se molhar para conhecer as famosas pontes da cidade, sobre o rio Nieuwe Maas. Confesso que, em toda a viagem, foi o lugar que menos me empolgou.

Poucas horas depois nos dirigíamos à nossa primeira parada na Bélgica: Antuérpia (também conhecida como Amberes). Chegamos em um final de tarde, com o tempo extremamente fechado, chovendo e frio. O bairro, residência de judeus ortodoxos e imigrantes, era escuro e decadente, dando um tom sombrio ao lugar. Nesta noite, fui sozinho conhecer a estação central e sua parte antiga, mas logo voltei porque o ambiente não parecia dos mais amigáveis. No jantar, um frango ao curry que não foi aprovado pelo grupo. 

Nesse dia, fomos de cenários completamente distintos: pegamos sol, chuva, tempo agradável, frio... E deixamos a Holanda, um incrível país que nunca pensei admirar tanto. O começo na Bélgica deu uma impressão estranha, mas mal eu sabia o que nos esperava nos próximos dias...

Nenhum comentário: