terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Che, o filme


O diretor Steven Sorderbergh conseguiu fazer uma incrível documentação da vida política de Ernesto "Che" Guevara com os seus dois filmes sobre o guerrilheiro argentino. No primeiro, conta de forma esteticamente muito interessante a maneira com que Che conheceu os irmãos Castro e se envolveu com a guerrilha cubana, passando pelos seus discursos em organizações internacionais e entrevistas concedidas à imprensa norte-americana. Já o segundo filme perde força em todos os sentidos, mostrando a luta de Che na guerrilha boliviana, uma história não tão interessante e bem sucedida, e também contada num ritmo bastante lento.


O maior destaque, além do interesse histórico em si, é a atuação determinante de Benício del Toro, encarando perfeitamente o "herói" socialista. O filme ainda conta com a participação do brasileiro Rodrigo Santoro no papel de Raúl Castro.

Filme interessante pela biografia e para desvendar um pouco mais do início do socialismo cubano. Mas sobre este eu vou falar um pouco mais quando terminar o livro que estou lendo...

Che, 7/10

Um comentário:

Marcelo disse...

~Bom...o filme ainda não assistí quando estava no cinema....lí agora em dezembro um livro de Castañheda perfeito....um Tche bem menos heroi do que o que se pinta...um ótimo poeta, um grande sedutor frágil...porem forte nos ideais!