quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Maceió - terra do sol e do mar


Sou suspeito pra falar dessa cidade: Maceió. O laço de carinho com a cidade começou com um ano de idade, quando fui (ou melhor, fui levado) para lá a primeira vez; e também pelo fato de minha família paterna ser de lá.

Maceió, como cidade, não tem muita estrutura. Quem é do Sul vai estranhar isso, e também os serviços prestados e, em alguns lugares, padrões de higiene. Mas o grande atrativo de lá são as belezas naturais. Na orla da cidade, as praias da Pajuçara (onde se pode fazer um lindo passei de jangada para conhecer piscinas naturais em alto-mar), Jatiúca e Ponta Verde colorem a área urbana, e são um convite para passeios, caminhadas, águas de côco e compra de artesanato. Ali que também ficam alguns dos principais hotéis.

Nas redondezas, a praia do Francês é um dos grandes destaques, pelas belezas naturais, que inclui uma barreira de arrecifes que fazem um grande paredão separando praia do alto-mar. A Praia do Gunga é outra que é paradisíaca. Para se chegar lá, um lindo passeio de barco. Já as Dunas de Marapé oferecem uma praia fantástica com ótima estrutura para passar um dia inteiro por lá.


Um pouco mais longe mas ainda de fácil acesso partindo de Maceió, alguns passeios recomendo demais: Maragogi, onde também é possível ir de barco até piscinas naturais; e a foz do Rio São Francisco, em que há dunas e piscinas naturais entre elas, dando uma paisagem meio que de oásis. Quem tiver mais tempo e disposição, ainda dá para espichar até Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Quem vai para lá vai ouvir as músicas batidas mas que são pura verdade: "ah que saudade do céu, do Sol, do sal de Maceió"...

2 comentários:

Cássio is on the table disse...

Tem outra: " Ai ai que saudade que dó, viver longe de Maceió..."

Unknown disse...

Você comentando sobre Maceió?!

Estou com ciumes, onde está algum post sobre João Pessoa? Nossa cidade é sem dúvida mais bela!

rsrsrsrsrsrs