sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O ser e o Estar

Em algumas línguas, os verbos "ser" e "estar" estão conjugados em um único verbo, mas felizmente no nosso português eles são diferenciados. Isso porque algumas ações, sentimentos ou sensações devem ser conjugados em um só deles, caso contrário levamos nossa vida para um lado não muito legal.

Por exemplo - podemos "estar" tristes, mas não "ser" tristes, ou estaremos em depressão. Devemos "ser" amorosos e não "estar" amorosos, porque se "estarmos" entende-se que somos pessoas amarguradas ou grossas. Melhor "ser" clean que "estar" clean. Antes digam "ele é bom" que "ele está bom".


Para cada situação, temos o poder de decidir se "somos" ou "estamos" - isso vai da essência, caráter e personalidade de cada um. Mas o que "somos" ou o que "estamos" é o espelho de nós mesmos, é como o mundo nos vê e como as pessoas pautam suas expectativas ou até mesmo seu comportamente para conosco. E se vermos que há algo que "estamos" porém deveríamos "ser", sempre há tempo de mudar. A vida é feita de escolhas.

Nenhum comentário: