quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nico


Ontem escrevi sobre o disco do Velvet Underground e da Nico, mas afinal quem é a Nico?

Nascida em 1938 na Alemanha nazista, Christa Päffgen (seu nome real) tornou-se modelo com 14 anos, trabalhando em uma casa de moda, e com 15 viajou a trabalho para Ibiza, onde um fotógrafo a deu o apelido que ficou para sua carreira - Nico.

Em 1959, em uma esquina de Roma, foi descoberta pelo cineasta Federico Fellini, que deu um papel de seu clássico La Dolce Vitta para a modelo. A sua carreira começou a crescer e assim mudou-se para Paris, onde trabalhou e morou 5 anos, e depois para Nova Iorque, onde preparou-se para ser modelo e atriz estudando na mesma turma que Marylin Monroe na Lee Strassbergh's Method School.

Em 64 fez sua primeira gravação como cantora - I'm not saying (ver vídeo abaixo). Neste ano também envolveu-se com o ator francês Alain Delon, com quem teve um filho.

Mais tarde conheceu Bob Dylan, que a presenteou com uma música (linda, por passagem): I'll keep it with mine; e a apresentou a Andy Warhol, que por sua vez a apresentou ao Velvet Underground, com quem gravou o legendário álbum Andy Warhol. A relação da banda com ela não foi tensa, pois eles temiam que ela acabasse obscurecendo os outros membros.

Nas décadas de 60, 70 e 80 Nico alternou gravações de vários discos e filmes e envolveu-se com drogas. Em 88, em Ibiza, já limpa do seu passado narcótico, Nico passeava de bicicleta quando teve uma hemorragia cerebral que a levou à morte súbita.

Por sua carreira musical, como modelo e atriz, e por suas peculiares belezas em cada uma dessas áreas, Nico é lembrada com um ícone de toda uma geração.

2 comentários:

Atriz disse...

gostei bastante!!!

bj, Gisele

Fernanda disse...

Eu adoro velvet underground.