quinta-feira, 11 de junho de 2009

A hora da Estrela

Partindo de uma idéia de um grupo de pessoas se juntarem para fazer umgrupo de leitura - decidir uma lista de livros para na leitura de cada umreunir-se e discutir o mesmo - li neste último mês o considerado clássicode Clarice Lispector - A Hora da Estrela. Apesar de já ter visto o filme,que tem uma atuação marcante da atriz Marcélia Cartaxo, fiquei surpreso como estilo de Clarice.

A autora, assumindo a narrativa como outro escritor, conta a história deMacabéa, uma alagoana que foi morar no Rio de Janeiro e leva uma vidapacata, quase insignificante. E é nessa insignificância de Macabéa que onarrados a reduz, insistindo o tempo inteiro em lembrar o leitor disso,mostrando que Macabéa é feia, carente de esperteza e conformada, prestandoatenção em coisas insignificantes como ela.
A maneira agressiva com que apersonagem é descrita desperta um misto de pena e desprezo, uma vontade nãosei como de dar um chacoalhão em Macabéa e fazê-la acordar para a vida. Dáum certo mal-estar ler a maneira com que lida com a vida e suas situações enuances, ainda mais quando se pensa que deve haver muitas Macabéas por aí.O auge da sua vida pode estar no que se chama "a hora da estrela" - e para saber o que é ela, não lhe conto, melhor você mesmo descobrir.
É incrível como, de uma personagem "nada", Clarice conseguiu escrever umlivro inovador e com narrativa peculiar, sem deixar qualquer dúvida emporquê ele é considerado um grande livro na literatura brasileira.

4 comentários:

.raphael. disse...

Clarice é incomparável!
meu livro preferido dela é Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

é belissimo!

abs

Anônimo disse...

Puxa, fui pesquisar um pouco sobre ela e achei este artigo. bem interessante. http://www.claricelispector.com.br/Download_Clarice_jornalista_por_Aparecida_Maria.pdf

Atriz disse...

Clarice é sempre bem vinda em qquer roda....

ela é simplesmente genial!


bj, Gisele

Anne Elise Previdi (Galadriel) disse...

Pois é, Gus...

Temos que marcar logo o nosso encontro...

Beijos...