segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Desvendando o autor mais vendido do Brasil...
Dificilmente eu leria este livro se não fosse a facilidade com que ele veio até a mim - emprestado por minha mãe, veterana fã de Paulo Coelho. Até porque tenho outras biografias como prioridade na listinha de pendências. O fato é que, ao terminar O Mago, de Fernando Morais, fiquei com a sensação de que sim, foi um livro interessante.
Paulo foi obcecado, por toda a sua vida, em ser um escritor de sucesso. Aluno nada exemplar, passou por poucas e boas nas mãos dos pais (que o internaram três vezes em uma instituição psiquiátrica), da ditadura (mesmo tendo sido durante muito tempo apolitizado) e, nos últimos vinte anos, da crítica brasileira (sim, brasileira, porque internacionalmente o escritor é muito bem quisto pelos críticos literários).
Algumas passagens da sua vida despertam uma estranha curiosidade, como a parceria com Raul Seixas, como se envolveu e deixou de se envolver com o satanismo, a iniciação nas drogas e o abandono progressivo de cada uma delas, e as fontes de inspiração para os seus livros, que já numeram mais de cem milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.
Amando-o ou odiando-o, não é possível dissernir o cenário literário brasileiro atual da figura do mago. Alternando entre livros fracos e outros bastante interessantes (sim, não tenho vergonha de falar que adoro O Demônio e a Senhorita Prym, mas que também acho O Zahir um lixo), Paulo Coelho continua cativando seus fiéis leitores e conquistando outros muitos novos...
Fernando Morais. O Mago. 7/10
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Oi Pitango! Pra ser muito sincera, eu não gosto de nada de P.Coelho.
Nada. Já li sim, só pra constar q eu nao gosto mesmo.
Muitas amigas minhas adoram!
nada contra.
e eu me pergunto: será que sou eu que sou muito crítica????
beijo! Gisele
oi Gu!
não leio Paulo Coelho mas de qualquer forma te mando um beijo saudoso. Vem pra Baires!
Eu li As Valkírias e mais um q não lembro o nome. Mas como eu lia livros adultos quando criança, não entendia metade daquilo tudo. Então nem sei se posso dizer que gosto ou odeio. Mas sempre que posso falo mal. Hahahahahahha. Porque eu falo mal sem ter lido e o problema é meu!
Ra ra ra!
Já tive a oportunidade de lê-lo, há algum tempo, mas ele foi tão bombardeado pela crítica brasileira que tive vergonha de citá-lo até, como quando a gente abandona um amigo quando descobre que ele é gay (nunca faria isso, a proposito). Mas a leitura dele é um espetáculo. Quase sobrenatural até.
Obrigado pela visita,
Abraços
Vi você no blog da Gisele (A vida da atriz) e quis conhecê-lo.
Certamente voltarei mais vezes.
Algumas folhas secas pelo teu chão.
Eu, Simplesmente Outono.
Eu quero MUITo ler esse livro. Comecei com O diário de um mago(levei 2 meses pra terminar) e com O alquimista(levei um dia) e fui jogado para essa atmosfera. Ele pode ser um escritor mediano,por vezes ruim,mas é um ótimo contador de histórias(ou estórias,como queira).
E eu AMO o Demônio... também.Gosto de Verônica também.
Como gostam de criticá-lo na Faculdade,incrível como odeiam essa cara?
Acho que os professores tem inveja. E eu que tinha lido dois livros dele na época,só pq tive coragem de dizer na frente de todos na sala que o li e gostei de um deles,fiquei taxado de "O leitor de P.C."
Depois descobri que TODAS as mulheres da sala(só tinham 4 homens na minha turma de letras) tinham lido no mínimo TODOS os livros dele.
huahuahuahuahu
A galera faz a pose "intelectual" e tem vergonha de dizer que leram P.C.Que merda de mundo hipócrita.
E eu já fiz um trabalho sobre o livro "Porque não ler Paulo Coelho".
Que merda né.
Abração
Ginger, vc ainda tem esse trabalho? Posso ler?
E Danúbio/Outono, bem-vindos ao blog e sintam-se à vontade para sempre comentar!
Abção
a única coisa que me faria ler esse livro seria pelo Fernando Morais. Os primeiros livros que li na vida foram do PC, mas não posso negar que depois que conheci outras coisas vi que ele era um lixo. Não gosto mesmo. Não gosto do tipo de literatura que ele faz. Mas pela ironia da vida, foi com ele que eu tomei o gosto pela leitura! Cada coisa que essa vida nos dá não!? hehe
abraço!
Postar um comentário