O professor João Braga, da Universidade Santa Marcelina e da Faap, listou ao site Moda Spot dez livros que considera essenciais para entender o universo da Moda. Veja quais são estes livros:
A roupa e a moda – uma história concisa, James Laver, Companhia das Letras – Preço médio: 60 reais
Importantes acontecimentos da evolução do vestuário, como a invenção
da agulha, estão no livro do historiador James Laver. “Este livro tem
uma importância fundamental na formação do pensamento de moda no Brasil,
já que foi um dos primeiros livros de moda traduzidos para o português
nos anos 1980”.
A linguagem das roupas, Alison Lurie, Editora Rocco – Preço médio: 55 reais
A historiadora inglesa faz um passeio pela simbologia e história da
moda, passando por temas como estética, psicologia, ética, artes
plásticas e sociologia. “Este livro é essencial pela amplitude com que
trata a moda”.
A história da beleza, Umberto Eco, Editora Record – Preço médio: 160 reais
Um dos grandes teóricos modernos, Umberto Eco compila os ideais e
ideias de beleza da Grécia antiga até os dias atuais, falando não apenas
de moda, mas das transformações sociais que mudaram o conceito do belo
ao longo do tempo.
Filosofia da moda e outros escritos, Georg Simmel, Edições Texto & Grafia – Preço médio: 25 reais
Em uma análise filosófica, Georg Simmel discute como a moda expressa,
da forma mais visível e concreta, a realidade dialética e dinâmica da
sociedade, refletindo o seu tempo.
Moda é comunicação, Carol Garcia e Ana Paula de Miranda, Editora Anhembi Morumbi – Preço médio: 22 reais
Carol e Ana Paula analisam os papéis que a comunicação de moda assume
no mundo contemporâneo e como esse fenômeno fomenta e documenta a
cultura. As autoras usam contribuições teóricas de vários campos do
conhecimento, que vão da antropologia à semiótica, passando pela
sociologia e pelo comportamento do consumidor.
Produção Estética: Notas Sobre Roupas, Sujeitos e Modos de Vida, Rosana Preciosa, Editora Anhembi Morumbi – Preço médio: 22 reais
O livro reúne pequenos ensaios em que a moda dialoga com questões
relevantes da contemporaneidade. Curto e crítico, é um bom ponto de
partida para mostrar que moda vai muito além das passarelas.
Moda Contemporânea – Quatro ou cinco conexões possíveis, Cristiane Mesquita, editora Anhembi Morumbi – Preço médio: 22 reais
Reflexão crítica sobre o tema, o livro de Cristiane Mesquita traz
pontos de vista diferentes de profissionais da moda como Érika Palomino,
Gloria Kalil, Alexandre Herchcovitch, além de antropólogos,
psicanalistas e historiadores.
Moda do século, François Baudot, Editora Cosac Naify – Preço médio: 80 reais
Escritor e crítico, François Baudot refaz a trajetória da moda nos
últimos cem anos, da Belle Époque aos anos 1990, detalhando as etapas
de cada época e apresentando os seus principais estilistas.
O império do efêmero – A moda e seu destino nas sociedades modernas, Gilles Lipovetsky, Companhia das Letras – Preço médio: 50 reais
O francês Gilles Lipovetsky faz uma análise da moda como fenômeno
social, analisando seu caráter libertário. Gilles busca respostas que
expliquem o caráter essencialmente ocidental e moderno da moda.
Streetstyle – From sidewalk to catwalk, Ted Polhemus, Editora Thames and Hudson (não publicado no Brasil)
Estudando a moda das ruas desde os anos 1940, o sociólogo inglês Ted
Polhemus discute como os estilos e as tribos urbanas, passando pelos
mods, punks e skinheads, se interrelacionam e evoluem ao longo do tempo.
Fonte: ModaSpot
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